HD 500 Gb Externo no XBOX 360 Slim – Tutorial

Se você não quer gastar 200 pilas comprando um HD de xbox 360 slim “original”  – o que mais vejo no Mercadolivre é nego vendendo HD de notebook como se fosse HD para o Xbox 360 slim orginal – Então aí vai algumas dicas de como transformar seu hd de notebook 120 gb em um hd de xbox 360 slim compatível.

O procedimento requer muita atenção e um pouco de conhecimento de informatica ajudaria, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. A questão é vc ter tudo o que necessário para efetuar o processo. O principal é ter um computador com o chipset sata compativel com os programas e o hd. caso contrario edições com hexedit ou winhex serão necessárias.

hd-xbox-500gb

HD 500 Gb Externo no XBOX 360 Slim – Tutorial

As criações das partições 2 e 3 do hd dependem disso tbém. Tem que ler muito antes de fazer, tudo sobre o assunto em foruns nacionais e gringos. Dependendo da placa mãe do seu pc, ao conectar o hd de 20GB para fazer back-up e passar os dados para o hd de 120GB, o seu HD de 20GB pode corromper e não funcionar mais no X360. Ou seja, caso o seu hd de 120GB não conclua o processo por algum motivo, o seu HD de 20GB pode ficar inutilizado e vc pode acabar sem nenhum hd para plugar no seu X360. Nem tudo são flores. Mas vale muito a pena.

Como instalar um HD de 500 GB externo no XBOX 360 veja nosso tutorial passo a passo:

O processo não é muito complicado é bem simples e rápido, lembrando que não me responsabilizo por danos causados aos seus aparelhos faça por sua conta e risco, se você se sente capaz de realizar tal procedimento então “mãos a obra”.
 
Para realizar o procedimento você vai precisar de um PC com conexão SATA ou de um Notebook, no meu caso utilizei um Notebook algumas considerações na internet dizem que existe limitações quanto ao CHIPSET do PC ou do Notebook, não sei se procede pois limitam isso a placas com chipset da Nvidia ou Via, como disse antes fiz no meu Notebook e o chipset dele é SiS 671/671DX/671FX/672 e deu certo, além do Note ou do PC você vai precisar de um PENDRIVE, outro detalhe importante o equipamento utilizado PC ou Note deve possuir a opção de boot por dispositivos USB pois o boot será feito via pendrive, e o mais importante de tudo o HD SATA de 250GB da marca Western Digital os modelos suportados são os seguinte:
  • WD Scorpio Series BEVS/BEAS (o utilizado por mim foi este)
  • WD Scorpio Blue Series BEVS/BEVT/BPVT
  • WD Scorpio Black Series BEKT/BJKT
  • WD VelociRaptor Series
  • WD AV-25 Series BUDT 


Vamos ao primeiro passo criar um pendrive de boot:
Para criar o pendrive de boot você vai precisar deste aplicativo Download Bootable USB Drive Creator Tool, descompacte e execute o programa ele não precisa ser instalado pode ser executado direto, não esquecer de clicar com o botão direito do mouse e “executar como administrador”:
  • Selecione seu drive USB;
  • Defina o sistema de arquivos como FAT ou FAT32 (o programa costuma definir automaticamente);
  • Marque as opções “Quick Format” e “Creat Bootable Drive”;
  • Selecione a caixa com 3 pontos e aponte para a pasta USB Drive Boot Files\ MS-DOS que foi extraída junto com o programa;
  • Clique em “Start” espere alguns segundos e pronto USB de boot pronto.


Segundo passo faça o download do arquivo que contém a “firmware” do HD é o que iremos substituir para que o XBOX 360 possa reconhecer o HD Download Xbox 360 250GB Hard Drive Security Sector faça o download deste aplicativo também Download HddHackr v1.30 Build 20110303 ele é o responsável por apagar a “firmware” antiga e gravar a nova. Para os que quiserem usar HDs de tamanhos diferentes abaixo os links das “firmwares” correspondentes:
Terceiro passo extraia os arquivos da nova “firmware” e o aplicativo HddHackr para o pendrive que você criou como disco de boot, depois de extraídos renomeie o arquivo HDDSS_250GB.BIN para HDDSS.BIN (Atenção observe se no momento de renomear o arquivo a extensão não ficou duplicada, ex. HDSS.BIN.BIN pois pode gerar problemas no processo), os arquivos que devem constar do pendrive são os demonstrados na figura abaixo exceto o arquivo UNDO.BIN este será gravado após a execução do procedimento de mudança de “firmware” do HD e é ele que voltara o HD a suas configurações normais caso você não deseje mais utilizá-lo no XBOX:


 
Quarto passo desligue o PC ou Notebook para que você possa plugar o HD que será utilizado no procedimento de escrita da nova “firmware”, conecte os cabos é aconselhável desconectar os outros HDs e DVD/CD rom para evitar problemas de confundir qual drive vai ter sua “firmware” reescrita. Ligue o PC ou Note novamente apertando a tecla de atalho que leva ao “SETUP” entrando no setup vá em opções de boot e coloque como primeira opção boot por USB KEY ou algo equivalente dependendo do modelo de seu setup.
 
Após iniciar o computador com boot pelo USB vai aparecer uma tela com prompt de comando do MS-DOS semelhante a da figura abaixo:


Digite hddhackr e tecle enter, se tudo correr bem deve aparecer a tela abaixo:



Digite o número que corresponde ao HD que você quer fazer o “flash” selecione “F” de flash digite o nome do arquivo que contem a nova “firmware” que está dentro do pendrive HDDSS.BIN o programa irá apresentar a seguinte mensagem “information in file HDDSS.BIN does not match the drive’s firmware info. Do you want to flash the Xbox 360 compatible firmware.” pode ignorar esta mensagem e digitar “Y” em seguida digite o nome do arquivo de recuperação UNDO.BIN e tecle enter.


Você sera perguntado se quer criar as partições 0/2/3 digite “Y” novamente, novamente se tudo correr bem você irá visualizar está tela:
 


Parabéns seu HD está pronto para ser plugado no XBOX desligue o PC ou Note remova o HD, religue os seus drives no caso de você ter deligado, volte as configurações de boot ao estado original e pronto.
 
Quinto e último passo ligar o HD ao XBOX remova a tampa protetora do seu XBOX 360 Slim (com o console desligado):


 
Após instalar o HD ele fica com uma certa folga dentro do compartimento o ideal é adquirir uma case para que possa ficar bem acomodado e evitar danos, a case pode ser facilmente encontrada no mercado livre com valor médio de R$ 30,00. Já ia me esquecendo após ligar o console vá em “MEU XBOX” e selecione Configurações do Sistema\memória irão aparecer dois dispositivos a memória nativa de 4GB e um dispositivo não formatado que é o HD clique nele e mande formatar, para formatar é preciso digitar o número de série do XBOX que fica localizado na parte traseira do aparelho acima das conexões USB e RJ45 depois de formatado é só aproveitar. 

Links para os interessados:

http://www.brasil360.net/index.php?showtopic=13232&st=0

http://forums.xbox-scene.com/index.php?showtopic=660096

http://forums.xbox-scene.com/index.php?showtopic=601813

http://beta.ivancover.com/wiki/index.php/Xbox_360_Hard_Drive_Upgrade

http://www.pcworld.com/article/150970-6/upgrade_your_xbox_360s_hard_drive_on_the_cheap.html